Inserir o aluno no contexto da aprendizagem sobre a lógica de programação e a criação de algoritmos e introduzi-los em um ambiente de programação.
Conhecimentos em informática.
Projetos do Scratch para Ciência da Computação
http://stwww.weizmann.ac.il/g-cs/scratch/scratch-projects-english-1-0.zip
Recursos visuais do Scratch para Ciência da Computação
http://stwww.weizmann.ac.il/g-cs/scratch/scratch-costumes-english-1-0.zip
Mais livros da área de programação I
https://github.com/cerebrobr/artigos
Mais livros da área de programação II (português)
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-programming-books-pt_BR.md
Mais livros da área de programação III (português)
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-programming-books-pt_PT.md
Mais livros da área de programação IV (inglês)
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-programming-books.md
Lista de cursos online
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-courses-en.md
50 melhores cursos
http://www.profissionaisti.com.br/2013/03/os-50-melhores-cursos-gratis-de-ti-de-toda-a-internet/
Scratch Offline
https://scratch.mit.edu/scratch2download/
Scratch Online
https://scratch.mit.edu/projects/editor/?tip_bar=home
Scratch for Arduino (S4a)
Scratch Unpuggled
https://code.google.com/p/scratch-unplugged/
Visual Studio Express
http://www.visualstudio.com/downloads/download-visual-studio-vs
Eclipse